quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sispho informa para o magistério.

COMPLEMENTAÇÃO DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DE ACORDO COM A PORTARIA 364 DE 28 DE ABRIL DE 2014
 O Governo Federal decidiu liberar para todos os Municípios que recebem complementação do FUNDEB parcela para complementação do piso salarial dos professores. Esta complementação está prevista no art. 4º da Lei nº. 11.738/2008 (lei do piso salário dos professores) que assim dispõe:
Art. 4o A União deverá complementar, na forma e no limite do disposto no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e em regulamento, a integralização de que trata o art. 3o desta Lei, nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.
Assim, mesmo sem os Municípios solicitarem oficialmente esta complementação para pagamento dos salários dos professores, de forma a cumprir o piso, ela foi concedida pela União, e devidamente depositada na conta do FUNDEB no mês de abril de 2014.
Dito isso, a primeira consideração a se fazer é de que essa complementação de piso passou a integrar o FUNDEB dos Municípios do exercício de 2014.
Por fim, apesar dessa receita somente poder ser utilizada para pagamento de salário dos professores, não precisa ser concedido imediatamente em forma de abono.
Significa dizer que, o gestor pode pagar o salário de seus professores durante o exercício de 2014, e ao final do exercício, verificado saldo em caixa ou não atingimento do percentual 60% do FUNDEB com pagamento dos professores, poderá conceder abono.  
Conclui-se, pois, aguardar até o final do exercício de 2014, para a concessão dos abonos, se for possível, aos professores, via lei municipal, já que não se pode prever como se efetivará a complementação do FUNDEB durante o exercício do ano vigente.

PARA SABER:  CEARÁ- R$ 160 MILHÕES

                             HORIZONTE- R$ 827.670,64

Professores conquistam reajuste de 33,33% e técnicos administrativos de 10,33% e ACE e ACS conseguem piso nacional, seguido de suas referidas referências.

  Após intensas negociações com a Prefeitura de Horizonte, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISPHO) conquistou a atualização ...